terça-feira, 30 de junho de 2009

Mura San


Quando conheci o Grande Tsuyoshi Murakami tinha acabado de voltar a trabalhar em São Paulo, depois de belos 3 anos de vida a beira mar entre Bahia e Camburi assumi a cozinha do extinto Piranha, era uma fase de mudança não pra mim como para o Piranha que aumentou seu leque de opcoes com um sushi bar montado pelo Mestre Mura.

Sabe quando vc conhece alguém e parece q a amizade vem de longe? Então, o Mura passa isso de cara, ele nao soh eh um Grande Chef como eh também uma Grande pessoa!
Eu tive o prazer enorme de comer no Kinoshita na rua da Gloria diversas vezes, Naquela época o mura jah inovava com a Picanha no Misso e seus famosos shots de ostra alem dos indescutiveis Sushis e sashimis.

Pouco mais de um ano atrás o Kinoshita mudou de endereço, agora na Vila Nova Conceição em uma casa linda e muito chic sua equipe comanda o premiadissimo restaurante.
Acabo de passar uma semana trabalhando com eles e pude constatar o alto nível de qualidade e técnica empregado em sua cozinha.

Vale a pena sentar no Sushi Bar em frente aos Masters Billy e Rafa comandados por Goya... A parte quente quem toma conta eh a dupla Alex e Didi o mais Japonês dos brasileiros...
Pena que o Tempo foi curto demais para aprender a complexidade da culinária Japonesa...



Kinoshita
Rua Jacques Felix, 405
Vila Nova Conceição
3849-6940

terça-feira, 16 de junho de 2009

La Povre Gertrudes

Me desculpem a Ausência mas tenho o ano todo trocado! Agora por exemplo estou nas minhas ferias de verão, e como vocês sabem antes da Calmaria vem a Tempestade, Trabalhei igual a um Maluco para poder abandonar minha casa no velho continente e me jogar na Minha Pátria Amada Salve Salve!
Acabo de voltar a minha linda Sampa e no fim de semana passado fui parar em Américo Brasiliense na Fazenda Ponte Alta. Mirelitchas como Paulinha costuma chamar sua amiga nos convidou para passar alguns dias na Farm mas não imaginava oq eu tinha em mente, Achar um cordeirinho novo e gordinho para destrinchar hehe...
Sexta de manha cedinho parti em busca do meu alvo com o Adm da Fazenda, "Seu" João, "Paulista da gema" trabalha na fazenda a mais de 40 anos e tem olho bionico quando o assunto e Cana de acucar!
Depois de algumas horas conseguimos chegar a nossa decisão, Gertrudes foi a escolhida, Gordinha que soh! Adoro essas coisas, consegui tudo oq queria para meu festival do carneiro e acabei fazendo vários pratos diferentes com minha cabrita....

Pernil assado lentamente com seu molho e pure de mandioquinha...

Carre e sela com abóbora assada na coalhada e amêndoas, cenouras da horta puxadas na manteiga de salvia.

Paleta em Tagine com couscous marroquino

Hummmm Estava uma Maravilha, assim como todo o fim de semana... Soh fizemos comer, beber, viver!!!
Ah e uma carteado hehe...

A Gaggia chega ao Soho

Soh mesmo um Italiano Milanês para revolucionar o mercado de café Inglês...

Pino Riservato chegou em Londres no Pós-Guerra em 1951 e o que mais lhe chamou atenção foi a ma qualidade do café! haha...

O café era feito em grandes tambores térmicos e utilizado por horas, simplesmente imbebivel.
Quando o controle de preços estipulados foi abolido na Inglaterra em 1952, Riservato teve uma visão de grande potencial para tornar o café em um produto de luxo. Ele decidiu importar o mais novo equipamento Milanês a GaGGia maquina de expresso. Essa maravilha do mundo moderno usava alta pressão para extracao do café e conseguia cortar o gosto amargo produzido pelos grandes tambores do passado.

Mas nosso Primo europeu não tinha uma licença de importaçãoe sua única saída foi contrabandear a Gaggia pela Irlanda e pela Isle of Man. Quando os Londrinos viram a maquina pela primeira vez disseram que era uma besteira e que desperdiçava muito café então a única saída para nosso amigo foi abrir seu proprio Coffee Shop, o Riservato Partners na Dean Street, Soho onde uma grande concentração de Italianos se instalou depois da Guerra.

No verão de 1953 Pino abriu o "Gaggia Experimental Coffee Bar" no Porao do predinho. O sucesso foi imediato vendendo sua primeira maquina para o Escocês Maurice Ross que abriu o Famoso MOKA coffee Bar na Frith Street no mesmo ano.

O estilo Italiano de Bares a Café chegou na Inglaterra com seu cromado, atmosfera e aromas tentadores eram o principal chamariz. A Clientela não parava de crescer, os clientes de Universitários da escola de artes a banqueiros e uma nova raça de jovens chamada "teenagers".
Em 1956 já se podiam encontrar mais de 400 expresso bars na capital Inglesa com dois novos bares abrindo a cada semana; no final de 1957 eles poderiam somar mais de 1000 na Ilha.

O expresso que essas maquinas produziam se transformaram em um ícone da sofisticação continental e metropolitana. Os autores dessa mudança radical e foram Pino e suas Maravilhosas Gaggia Machines!!!

Grazie Pino