terça-feira, 16 de junho de 2009

A Gaggia chega ao Soho

Soh mesmo um Italiano Milanês para revolucionar o mercado de café Inglês...

Pino Riservato chegou em Londres no Pós-Guerra em 1951 e o que mais lhe chamou atenção foi a ma qualidade do café! haha...

O café era feito em grandes tambores térmicos e utilizado por horas, simplesmente imbebivel.
Quando o controle de preços estipulados foi abolido na Inglaterra em 1952, Riservato teve uma visão de grande potencial para tornar o café em um produto de luxo. Ele decidiu importar o mais novo equipamento Milanês a GaGGia maquina de expresso. Essa maravilha do mundo moderno usava alta pressão para extracao do café e conseguia cortar o gosto amargo produzido pelos grandes tambores do passado.

Mas nosso Primo europeu não tinha uma licença de importaçãoe sua única saída foi contrabandear a Gaggia pela Irlanda e pela Isle of Man. Quando os Londrinos viram a maquina pela primeira vez disseram que era uma besteira e que desperdiçava muito café então a única saída para nosso amigo foi abrir seu proprio Coffee Shop, o Riservato Partners na Dean Street, Soho onde uma grande concentração de Italianos se instalou depois da Guerra.

No verão de 1953 Pino abriu o "Gaggia Experimental Coffee Bar" no Porao do predinho. O sucesso foi imediato vendendo sua primeira maquina para o Escocês Maurice Ross que abriu o Famoso MOKA coffee Bar na Frith Street no mesmo ano.

O estilo Italiano de Bares a Café chegou na Inglaterra com seu cromado, atmosfera e aromas tentadores eram o principal chamariz. A Clientela não parava de crescer, os clientes de Universitários da escola de artes a banqueiros e uma nova raça de jovens chamada "teenagers".
Em 1956 já se podiam encontrar mais de 400 expresso bars na capital Inglesa com dois novos bares abrindo a cada semana; no final de 1957 eles poderiam somar mais de 1000 na Ilha.

O expresso que essas maquinas produziam se transformaram em um ícone da sofisticação continental e metropolitana. Os autores dessa mudança radical e foram Pino e suas Maravilhosas Gaggia Machines!!!

Grazie Pino

Nenhum comentário:

Postar um comentário